O cotidiano do homem está presente no artesanato desde os nossos ancestrais. Por meio da vida comum e da casualidade na rotina, que o artesanato representa uma das mais autênticas expressões da identidade de um povo. Um trabalho artesanal que traz consigo traços de exclusividade na criação de cada peça, as características da pessoa envolvida no processo de produção de forma peculiar. Este trabalho representa a história, a essência e o significado construído a partir do olhar cotidiano do artesão Alberto Marçal, cujo passatempo se transformou em paixão.

Há alguns anos, influenciado pela floresta, a inspiração para o trabalho vem dos resíduos de madeiras encontrados pelos caminhos do artista.

Com o grave problema do desmatamento, se preocupar com a sustentabilidade, e buscar recursos naturais que podem ser reciclados ou reutilizados, é uma estratégia que tem favorecido a originalidade do artesanato sustentável.

Para o artesão, os benefícios da reutilização de madeira também atesta o conceito que vem sendo construído em sua marca, com a otimização de recursos naturais e a redução dos impactos ambientais. Caminha para o futuro em passos largos, visualizando seus produtos ganharem destaque no mercado nacional e internacional.

(Texto cedido e adaptado do catálogo Sebrae - Artesanato Acreano)